terça-feira, 17 de junho de 2008

Terroso



A 5 Km da Póvoa de Varzim estende-se desde a encosta do monte da cividade até à planície de S. Lourenço, a caminho de Navais.

Cividade de Terroso

A mais antiga referência a esta freguesia consta num documento de 953 "... subtus montis Terroso". O seu topónimo deve provir do latim terrosu, significando "cheio de terra" ou "com terra misturada" e referindo-se ao monte amuralhado ou à "cividade".
Deste mesmo monte nasciam as límpidas águas que, através do aqueduto erigido no séc. XVII, eram levadas para o convento de Santa Clara (
aqueduto este, composto por 999 arcos).
Até à reforma liberal, pertenceu ao concelho de Barcelos e, nessa altura, passou para o da Póvoa de Varzim.


Orago


Srª das Cande
ias.


População
2.475 habitantes - 1.944 recenseados


Artesanato
Mantas e tapetes de farrapos - as fam
osas mantas de Terroso


Festas e Romarias
Nossa Senhora das Candeias (dia 2 de Fevereiro)


Actividades económicas
Agricultura, pecuária, construção civil, indústria a
rtesanal de mantas e transformação de mármores


Património cultural edificado
Igreja paroquia
l, capelas de S. Lourenço, S. Salvador e Santo António, Cruzeiro de S. Salvador e Cruzeiro de S. Lourenço (1583)


Locais de Interesse Turístico

Cividade de Terroso (Imóvel de Interesse Público).


Colectividades
Centro Cultural e Desportivo de Terroso (CCDT), Centro Social e Paroquial de Terroso e o Rancho Folclórico das Lavadeiras de Santa Maria de Terroso.


Naturais Importantes

Monsenhor Lopes da Cruz.


HISTÓRIA DA PARÓQUIA


Paróquia antiga intitulada como "Censual" do séc. XI "De Sancta Maria de Terroso" da Terra de Faria.

Esta Igreja que era da Mitra Bracarense aparece, no séc. XV, nas mãos de um Padroeiro Laico, Martim Ferreira, "Senhor de Terroso".

No séc. XVI, o rendimento da dizimaria passou para a Comenda da ordem de Cristo aí permanecendo até à extinção dos dízimos (1832).

No séc. XVIII (1706), a paróquia era Reitoria da Mitra Bracarense e rendia 100 mil reis para o Reitor e 200 mil reis para o Comendador.

A Igreja paroquial tem a data de 1718. Nela foi erecta, com estatutos de 1739, a Confraria de Nossa Senhora da Purificação ou das Candeias, cuja devoção se estendeu até às Terras da Maia.

Ressalta na Igreja paroquial a imagem da Padroeira, Nossa Senhora das Candeias. Trata-se de uma escultura em pedra policromada do séc. XVI, cuja confecção se atribui à Escola de Coimbra.

No aro da freguesia assentam várias Capelas. A mais antiga situa-se no lugar de S. Lourenço. Foi várias vezes reconstruída e mudada de lugar. O Cruzeiro tem a data de 1586. Outra, no sopé do Monte da Cividade, dedicada ao Divino Salvador. Foi construída pelo Abade Teotónio de Miranda em 1670 para nela se sepultar. Contém um curioso Retábulo pintado que retrata o Milagre de Ourique. A mais moderna (1907) situa-se na margem da estrada para Barcelos e é dedicada a Santo António. Apoia a Igreja paroquial.


Pároco


Padre António Pedro Campo Amorim

Morada

Residência Paroquial * 4495-527 TERROSO

Contacto

252 692 461



Sem comentários:

Enviar um comentário